Como Trabalhar no Poupatempo – Vagas 2017, Inscrições

O Poupatempo foi criado em alguns Estados do país para facilitar o acesso a serviços públicos. Veja como trabalhar lá.



Os cidadãos podem acessar diversos serviços no Poupatempo: tirar documentos de identidade e a carteira nacional de habilitação (CNH), licenciar veículos, encontrar objetos perdidos no metrô, enviar aerogramas, pedir aferimento de hidrômetros e alinhamento de terreno são alguns deles, que atingem 400 opções, de mais de 40 órgãos.

Algumas ações podem ser agendadas por telefone ou pela internet. Em São Paulo, o site do Poupatempo é www.poupatempo.sp.gov.br. No Rio de Janeiro, é preciso acessar a página do governo estadual e em seguida escolher a opção “Poupatempo” ou diretamente em www.rj.gov.br/web/poupatemporj.

poupatempo trabalhe conosco

Trabalhe Conosco Poupatempo

No Poupatempo, existem três tipo de funcionários: servidores públicos federais, estaduais e municipais, estagiários e pessoal terceirizado. Para trabalhar nestas repartições, é preciso acompanhar os seguintes sites:

  • no Rio de Janeiro: www.rj.gov.br/web/sedeis. É o endereço eletrônico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado;
  • em São Paulo: www.poupatempo.sp.gov.br. No Estado, a repartição é vinculada à PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado). Em São Paulo, parte dos servidores do Poupatempo foram originalmente concursados para a PRODESP.

Os editais dos concursos para o Poupatempo são publicados nos Diários Oficiais de cada Estado e também da União. Também é possível pesquisar em sites especializados em concursos públicos. No momento, há previsão de novos processos seletivos ainda em 2016, nos dois Estados.

como trabalhar no poupatempo


É importante lembrar que, no Rio de Janeiro, o Poupatempo só atende na capital e na Baixada Fluminense.

São Paulo possui 32 postos fixos, na capital e outros 25 municípios. No Estado, o Poupatempo também tem postos móveis, para garantir um atendimento mais rápido e eficiente. No Rio de Janeiro, há cinco pontos de atendimento, instalados na Central do Brasil, São João do Meriti, Bangu, São Gonçalo e Cantagalo.

A seleção de estagiários ocorre da mesma forma, com exames, entrevistas e exames médicos. Para trabalhar como terceirizado, é necessário acompanhar a publicação de classificados em sites ou jornais impressos de empregos, acessar o site ou comparecer a um posto de atendimento para verificar a relação das empresas autorizadas.

A maioria das vagas de emprego para terceirizados é aberta para porteiros, seguranças, faxineiros, técnicos em conservação e manutenção e atividades correlatas. Também existem outros serviços prestados nos postos, como praças de alimentação, que oferecem muitas vagas regularmente.

trabalhar no poupatempo

Neste caso, os processos seletivos são bem mais simplificados e os candidatos também têm a oportunidade de fazer cursos de capacitação, para facilitar a obtenção de um trabalho no Poupatempo.

Os servidores concursados têm direito à estabilidade no emprego depois de cumprirem três anos na função. Já os terceirizados são regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e podem ser demitidos com ou sem justa causa.



4 comentários em “Como Trabalhar no Poupatempo – Vagas 2017, Inscrições

  1. Gostaria de trabalhar junto a esse equipe
    Estou desempregada e facilitaria muito a minha vida. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *