Jovem Aprendiz CIEE – Vagas, Inscrições 2017 e Informações

Conheça as vagas para o programa Jovem Aprendiz CIEE, saiba como participar, os salários e como fazer a inscrição.

O CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola – consiste em uma entidade filantrópica responsável pelo encaminhamento de jovens e adolescentes que estão em busca de uma vaga de emprego no mercado de trabalho, seja para jovem aprendiz como para estágio de ensino médio ou superior.



Neste artigo vamos conhecer mais sobre a função do CIEE Jovem Aprendiz.

O que é o programa Jovem Aprendiz CIEE?

O programa Jovem Aprendiz CIEE prevê aprendizados tanto teóricos como práticos para os jovens que buscam inserção no mercado de trabalho.

O programa deve ser realizado enquanto o jovem cursa o ensino médio, sendo ele então no contraturno do horário de ensino regular. A seguir, confira como o CIEE Jovem Aprendiz funciona.

Como funciona o Jovem Aprendiz CIEE?

O Jovem Aprendiz CIEE oferece cursos de 1 ano e meio a 2 anos (ou seja, de 16 a até 24 meses) em que o jovem é exposto aos ensinamentos necessários para garantir a sua primeira colocação no mercado de trabalho.


Sendo assim, o curso de aprendizagem é o primeiro passo para que o jovem garanta a sua vaga no mercado. Durante a vigência do curso, o CIEE irá encaminhá-lo para uma oportunidade de emprego.

Quando isso acontecer, o jovem continuará realizando o curso em um dos dias da semana, enquanto nos outros, exercerá atividades práticas na empresa em questão.

Quais são os pré-requisitos para se tornar um jovem aprendiz pelo CIEE?

Mas afinal, quais são os requisitos para que o indivíduo possa se tornar um jovem aprendiz pelo CIEE?

  • Entre eles podemos destacar
  • Estar cursando o último ano do ensino fundamental, o ensino EJA (Ensino para Jovens e Adultos) ou o ensino médio;
  • Ter entre 14 a 16 anos;
  • Manter bom rendimento escolar e presença de pelo menos 75% em todas as disciplinas;
  • Preferencialmente, o Jovem Aprendiz CIEE também deve ser oriundo de uma família de classe baixa, com renda de no máximo três salários mínimos nacionais.

Quais são os direitos do Jovem Aprendiz?

Entre os direitos do Jovem Aprendiz pelo CIEE podemos destacar:

  • Vale refeição e auxílio alimentação;
  • Vale transporte (para o trajeto escola-curso/trabalho-casa);
  • Férias (que preferencialmente devem ser compatíveis com as férias escolares);
  • Remuneração mensal no valor de um salário mínimo;
  • Desconto de apenas 2% do FGTS.

Como é feita a inscrição e seleção dos jovens?

Para se inscrever e concorrer às vagas de Jovem Aprendiz do CIEE os jovens devem ter em mãos os seguintes documentos: RG, Carteira de Trabalho e CPF.

Caso os jovens atendam a todos os pré-requisitos do programa, basta se inscrever pelo site do CIEE para conferir todas as vagas para jovem aprendiz em seu estado/cidade.

O jovem deve realizar então uma espécie de ‘pré-inscrição’ na vaga escolhida. Automaticamente, eles passam para uma seleção em que aqueles que melhor atenderem às expectativas do programa e da empresa são os convocados.

A seleção é realizada em várias etapas, sendo elas: avaliação tanto subjetiva como objetiva dos conhecimentos gerais do futuro jovem aprendiz, análise do histórico e da renda da família e entrevista.

Vagas para Jovem Aprendiz CIEE

As vagas para jovem aprendiz CIEE não são nada limitadas, porém, para conhecê-las, é necessário efetuar o cadastro do jovem no site da entidade, disponível no link: http://www.cieepr.org.br/.

Basta clicar em ‘sou aprendiz’ para realizar o cadastro. Quando ele estiver finalizado, o jovem poderá conferir cada uma das oportunidades em sua cidade/estado.

Entre os parceiros do CIEE podemos destacar: Correios, instituições bancárias (como Bradesco e Santander, por exemplo), Detran e muitos outros.

E com certeza, não é nada mal começar no mercado de trabalho em uma empresa de grande porte, não é mesmo?



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *