Jovem Aprendiz Petrobras – Como Participar, Inscrições 2017

Promover a inclusão social por meio da qualificação profissional: esta é a proposta do Jovem Aprendiz Petrobras.

De acordo com a legislação brasileira (lei nº 10.097/2000), “é proibido qualquer trabalho a menores de 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos”. Empresas de qualquer natureza devem necessariamente empregar aprendizes entre 5% e 15% do total de quadro de pessoal.



O programa Jovem Aprendiz foi regulamentado em 2005, ano em que a Petrobras aderiu a ele.

Conheça as e vagas oferecidas pela empresa nesse artigo completo sobre o Programa Jovem Aprendiz Petrobras que visa oferecer oportunidades de ensino e profissionalização a jovens brasileiros que querem ter sua primeira experiência no mercado de trabalho.

jovem aprendiz petrobras

Jovem Aprendiz Petrobras 2017

O programa Jovem Aprendiz na Petrobras é constituído por três etapas:

1- formação básica de quatro meses em entidades conveniadas, responsáveis pelo recrutamento e seleção dos jovens. São organizações não governamentais, sem fins lucrativos, ligadas à educação e à inclusão social;


2- curso de qualificação profissional de nove meses em cursos do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. As áreas mais procuradas são as de administração (marketing, logística, gestão financeira, etc.) e de petróleo e gás (prospecção, extração e refino). No Rio de Janeiro, o salário médio pago a profissionais deste segmento ultrapassa os R$ 6.000 mensais;

3- vivência de nove meses em setores da Petrobras, com a supervisão de profissionais especialmente qualificados.

petrobras vagas jovem aprendiz

Inscrições Jovem Aprendiz Petrobras

O Jovem Aprendiz Petrobras tem duração de dois anos. A contratação é feita pelas entidades conveniadas, em regime de CLT. Os participantes recebem um salário mínimo mensal e têm direito ao 13º salário, férias no período do recesso escolar, depósitos regulares no FGTS, auxílio para alimentação e transporte.

Para se inscrever no programa Jovem Aprendiz Petrobras, o candidato precisa estar em condição de vulnerabilidade social, constatada no Cadastro Único do governo federal (renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo).

Só poderá participar do Jovem Aprendiz da Petrobrás quem tiver entre 14 anos e 22 anos incompletos (para áreas administrativas) e entre 17 anos e dez meses e 22 anos incompletos (para vagas nos laboratórios e laboratórios de pesquisa), nunca ter participado de programas de estágios, frequentar o sistema de ensino regular (a partir do 6º ano do ensino fundamental) e residir no entorno das unidades da Petrobras.

jovem aprendiz petrobras

A jornada de trabalho nunca ultrapassa seis horas diárias, acrescidos de um período de aprendizado. A capacitação, no Jovem Aprendiz Petrobras, não se limita às questões técnicas: os estudantes recebem aulas de cidadania, ética, empreendedorismo, etc.

Cada unidade da empresa (ao todo, são 22 em todo o Estado) tem um calendário próprio para dar início ao processo seletivo do Jovem Aprendiz Petrobras, que se repete apenas de dois em dois anos. É preciso estar atento à abertura da seleção. Este link traz todas as oportunidades do programa:

http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/carreiras/oportunidades-de-qualificacao/jovem-aprendiz/

Petrobras está quebrada?

Não.

A Petrobras é a maior empresa do Brasil (entre as públicas e privadas). Fundada em 1953, com a criação do monopólio estatal do petróleo, o empreendimento teve início com o refino do óleo em Mataripe (BA) e Cubatão (SP).

A extração petrolífera se limitou ao Recôncavo Baiano até os anos 1960; em 1963, foi descoberto o campo de Carmópolis (SE). Em 2006, o país alcançou a autossuficiência de petróleo, condição perdida em 2011.

Hoje, a empresa se recupera da má gestão que ocorreu nos anos em que o PT esteve no poder e logo começará suas novas contratações, fique atento as vagas de emprego Petrobras oferecidas aqui no site.



9 comentários em “Jovem Aprendiz Petrobras – Como Participar, Inscrições 2017

  1. Em Busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre eu e a empresa.

  2. Boa tarde tenho experiência em logistica na área distribuição e armazenamento conferência.

  3. Quero saber como se inscrever no jovem aprendiz da Petrobras e qual o email? Qual a data para se inscrever ??

  4. seria um sonho trabalha na ambev eu só queria uma oportunidade da empresa para trabalha nela e eu já tem experiência em bebidas que eu já trabalhei em moura bebidas em Camaragibe pe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *