Vagas Jovem Aprendiz 2017 – Como Trabalhar de Menor Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz beneficia milhares de adolescentes todos os anos. Confira as vagas para 2017.

O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do governo federal voltada para adolescentes de 14 a 24 anos. Trata-se de uma parceria com diversas empresas estatais e privadas.



Como Trabalhar de Jovem Aprendiz

Os jovens entre 14 e 17 anos, que precisam estar matriculados no mínimo no nono ano do ensino fundamental, além de garantirem a iniciação profissional, recebem aulas de cidadania e ética.

No total, são cumpridas jornadas de 40 horas semanais e a remuneração, em geral, é de um salário mínimo (ou R$ 520, por 20 horas semanais). Ainda há vagas abertas para 2017.

Salário mínimo atual: R$ 937

O decreto que criou o programa Jovem Aprendiz, de 2000, determinou que todas as empresas nacionais de médio ou grande porte devem reservar entre 5% e 15% das suas vagas para a contratação de aprendizes e garante todos os direitos trabalhistas.


O empregado pela modalidade tem direito a registro em carteira, depósitos no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), férias de 30 dias concomitantes com o recesso escolar, auxílio refeição (ou refeitório gratuito/ subsidiado no local de trabalho), vale transporte, etc.

Quem pode receber salário do Jovem Aprendiz?

Para os jovens de 18 a 24 anos, é necessária a matrícula no ensino médio ou superior. Neste caso, de acordo com a legislação do programa Jovem Aprendiz, a jornada mínima de trabalho é de 30 horas semanais e não há complementação escolar, mas os aprendizes são acompanhados por um tutor durante todo o período do contrato.

Vagas Jovem Aprendiz 2017

Em geral, as vagas para Jovem Aprendiz são abertas no início do ano, mas diversas empresas mantêm as contratações durante o ano inteiro. Os interessados devem conferir algumas das oportunidades nos seguintes sites:

+ Lista de Vagas do Jovem Aprendiz: http://www.vagasemprego.net/jovem-aprendiz

Empresas contratando em 2017:

As vagas para o Jovem Aprendiz 2017 também podem ser conferidas nos sites regionais do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e CIE-E (Centro de Integração Empresa-Escola).

PRONATEC Jovem Aprendiz

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) também oferece vagas para o programa Jovem Aprendiz 2017.

O programa de empregos para jovens mantém convênios com diversas escolas particulares, para a distribuição de bolsas de estudos integrais e parciais, e também com os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e com as organizações do Sistema “S”.

São mais de 150 cursos ofertados são de nível médio (técnico) e de educação inicial e continuada.

O programa Jovem Aprendiz privilegia a contratação de adolescentes em situação de risco (famílias com renda mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo nacional) que, com o suporte do PRONATEC, conseguem obter a profissionalização e ultrapassar a linha da pobreza.

Este é mais um instrumento para que os adolescentes possam obter um emprego sem deixar de estudar (um dos pré-requisitos do Jovem Aprendiz é a frequência e aproveitamento escolar, que precisam ser certificados bimestralmente).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *