Como Tirar Carteira de Trabalho Rápido e Fácil, veja aqui

É um documento fundamental para a vida profissional. Confira como fazer a carteira de trabalho.



A Carteira de Trabalho e Previdência Social é o documento que recebe as anotações de todas as atividades trabalhistas dos empregados regidos pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Além dos registros dos contratos de trabalho, férias, reajustes salariais, etc., é a carteira de trabalho que garante o pagamento do abono PIS e, em caso de demissão sem justa causa, do fundo de garantia e do seguro desemprego.

carteira de trabalho

Como Tirar Carteira de Trabalho

Para fazer a primeira via da carteira de trabalho, o interessado deve se dirigir a um posto da Delegacia Regional de Trabalho (DRT). Em municípios menores, os distritos policiais são os responsáveis pelo encaminhamento da documentação.

O futuro trabalhador precisa estar munido com duas fotos 3×4 recentes (com fundo branco), comprovante de residência e carteira de identidade ou certidão de nascimento (ou casamento) em bom estado de conservação. No momento do pedido da carteira de trabalho, é possível apresentar cópia autenticada do documento em cartório de notas.

Mulheres que tenham adotado o nome do marido precisam apresentar as duas certidões (nascimento e casamento). As pessoas divorciadas ou viúvas precisam apresentar a certidão de casamento com a homologação comprovante do atual estado civil, averbada, no verso do documento, pelo cartório de registro civil.

No momento da retirada, é preciso conferir os dados. Além da numeração, série e data de emissão, a carteira de trabalho (um documento de fé pública) informa nome completo, filiação, data de nascimento, naturalidade, nome, idade e estado civil dos dependentes. Uma vez conferidos os dados, o portador pode assinar a sua nova carteira.


tirar carteira de trabalho

Tirar 2ª via carteira de trabalho

No caso de emissão da segunda via, ocorrem as seguintes situações:

  • preenchimento completo de um dos campos da carteira de trabalho: neste caso, basta apresentar a primeira via e outro documento de identidade. A certidão de casamento é necessária apenas em caso de alteração do nome e o comprovante de residência, em caso de mudança;
  • dano do documento: é necessário apresentar todos os documentos solicitados na emissão da primeira via, além de declaração de próprio punho, esclarecendo os motivos da danificação. Esta declaração precisa ser reconhecida em cartório de notas;
  • roubo ou furto: é necessário apresentar os documentos solicitados na emissão da primeira via, além do boletim de ocorrência.

Novo modelo

Depois de um projeto experimental desenvolvido em São Paulo, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ampliou para todo o Brasil a emissão da carteira de trabalho informatizada. O objetivo das mudanças é dificultar rasuras e evitar fraudes contra o seguro desemprego, o fundo de garantia e os benefícios trabalhistas (aposentadoria, licença saúde, pensão, etc.).

A nova carteira de trabalho tem capa azul confeccionada em material sintético (mais resistente) e traz plástico autoadesivo que protege as informações sobre a identificação profissional e a qualificação civil do portador do documento – de acordo com o MTE, os dados mais visados pelos fraudadores. Estas informações, antes preenchidas à mão, agora são digitadas e impressas no momento da emissão. A validade das carteiras antigas não foi cancelada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *